logo

Are you need IT Support Engineer? Free Consultant

Jogos Olímpicos de Paris 2024: Preparação para ameaças digitais

Com a contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, marcada para o próximo dia 26 de julho, as expectativas são altas não só para o evento desportivo, mas também para os desafios que ele representa no campo da cibersegurança. A IDC emitiu um alerta significativo, destacando que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão um nível de ameaças digitais sem precedentes, com riscos elevados para todas as entidades envolvidas, mesmo para aquelas não diretamente ligadas ao evento.

 

Os Jogos Olímpicos mais conectados da História

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 destacam-se por serem os mais conectados da história, com uma integração sem igual de sistemas de backoffice, sistemas financeiros, infraestruturas críticas nacionais, tecnologia desportiva, tecnologia de transmissão, merchandising e venda de bilhetes. Cada um destes componentes representa um alvo potencial para ataques cibernéticos, aumentando significativamente o risco de incidentes de segurança.

 

Potenciais alvos e riscos elevados

A IDC alerta que, além dos sistemas diretamente relacionados aos recintos e atividades dos Jogos, ativos aparentemente não associados ao evento também podem ser alvos de ataques. Entre esses alvos estão as infraestruturas nacionais críticas, redes de telecomunicações (móveis e fixas) de Paris, sistemas de transporte e respetivas empresas, hotéis, pontos de lazer e redes financeiras.

 

“O maior risco está previsto para os sistemas ligados aos recintos e às atividades dos Jogos”, afirma a IDC. “No entanto, é crucial que as organizações se preparem para uma gama completa de táticas e técnicas de ataque.” A IDC prevê que os agentes de ameaça utilizarão métodos variados, como ransomware, exfiltração de dados, exploração de vulnerabilidades em aplicações, engenharia social, ataques de phishing personalizados e tentativas de negação de serviço que visam deixar serviços online fora do ar.

 

Estratégias de cibersegurança em curso

O relatório “Cybersecurity and the 2024 Olympic and Paralympic Games” fornece uma visão detalhada das estratégias em andamento para proteger o evento. O Comité Organizador local está a trabalhar com várias empresas de cibersegurança qualificadas para mitigar os riscos associados aos Jogos. Além disso, um centro de operações de segurança dedicado será estabelecido para gerir todos os serviços de cibersegurança fornecidos às entidades e serviços envolvidos no evento. Este centro de operações funcionará em coordenação com 17 SOCs (Centros de Operações de Segurança) espalhados pelo mundo.