A crescente sofisticação dos ataques maliciosos apoiados por IA é atualmente o maior risco para as organizações, pela terceira vez consecutiva, seguido pela complexidade das relações com fornecedores de TI e pela instabilidade regulatória e jurídica. Esses riscos emergentes estão no radar dos líderes empresariais devido à influência do cenário político e tecnológico.
Além dos desafios tecnológicos, os riscos ligados ao contexto político, incluindo a incerteza regulatória e os desdobramentos das eleições globais, são também apontados como preocupantes. Questões económicas, leis de trabalho e políticas de emprego formam um conjunto de riscos interligados que precisam de ser monitorizados e geridos com cuidado.
Para lidar com esses desafios, os especialistas recomendam que líderes empresariais desenvolvam estratégias específicas e financeiramente sustentáveis para mitigar esses riscos, aumentando a capacidade das organizações de se adaptar a eventos inesperados e reduzir sua exposição a esses riscos emergentes.