O Global Cybersecurity Index 2024, elaborado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), coloca Portugal no grupo de referência dos 20 países com maior maturidade em cibersegurança, denominado “Tier 1 – Role-modelling“. Este grupo distingue as nações que servem de modelo a nível global pelo seu desempenho em segurança cibernética.
Este estudo analisou o nível de preparação em cibersegurança de 194 países, com base em cinco áreas-chave: quadro legal, infraestrutura técnica, estrutura organizacional, capacitação e colaboração internacional. Embora o relatório não apresente um ranking detalhado, é possível observar um avanço significativo de Portugal em relação ao relatório anterior, de 2021. O país passou de 97,32 para 99,86 pontos (em 100), consolidando a sua posição como uma das nações mais avançadas no domínio da segurança digital.
De acordo com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), estes resultados são o reflexo de um esforço coordenado entre várias entidades nacionais, evidenciando o compromisso de Portugal em melhorar continuamente a sua capacidade de resposta às ameaças cibernéticas, com base nas melhores práticas internacionais.